Árbitros da Eurocopa: análise completa para apostar na Euro 2024

8 minutos de leitura
Capa de árbitros da Eurocopa, Euro 2024.
Betfair

ODDS 4.0 para a ESPANHA marcar 1 gol

Espanha x Itália. quinta-feira 20 junho, 16:00
P/ novos clientes. Use código ZPBL54 e deposite mín. R$10. Parte paga em bônus. 18+, Jogo Responsável. T&Cs.

O comitê de arbitragem da UEFA já anunciou os nomes dos árbitros escalados para apitar os jogos da Euro 2024, inclusive os árbitros responsáveis pelo VAR.

Aqui, você confere todas as principais informações sobre os árbitros da Eurocopa.

Informações sobre árbitros da Euro 2024

A UEFA selecionou 18 árbitros europeus para apitar os jogos ao longo da competição. Além disso, o árbitro argentino Facundo Tello também fará parte do quadro de arbitragem desta Eurocopa firmando a parceria entre UEFA e Conmebol.

Árbitros da Eurocopa: Anthony Taylor (Inglaterra)

Para quem acompanha de perto a Premier League, Anthony Taylor é uma figura bastante conhecida. Será sua segunda participação na Eurocopa. Taylor apitou alguns jogos

importantes nesta temporada, como o duelo de quartas de final entre PSG e Barcelona, no qual o inglês que será árbitro da Eurocopa apresentou 6 cartões amarelos.

Suas médias de cartões na Premier League 23/24 estão em 4.85 amarelos e 0.13 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão por volta de 3.95 cartões amarelos e 0.10 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Artur Soares Dias (Portugal)

O português Artur Soares Dias é um árbitro conhecido no Velho Continente, esteve na última Euro 2020 e está acostumado a apitar em grandes jogos.

Nesta temporada, Soares Dias esteve no comando do apito no grande clássico português entre Sporting e Benfica, onde apresentou 12 cartões. Artur está escalado para apitar a final da UEFA Conference League, Olympiacos x FIorentina, no dia 29 de maio.

Suas médias de cartões na Liga de Portugal 23/24 estão em 5.33 amarelos e 0.33 cartões vermelhos.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.27 cartões amarelos e 0.07 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Clément Turpin (França)

O francês Clément Turpin é um dos árbitros mais experientes nesta edição da Euro. Será sua terceira participação na competição. Nesta temporada Turpin apitou diversos jogos importantes, sendo o mais recente a semifinal da Liga dos Campeões em Bayern de Munique x Real Madrid.

Suas médias de cartões na Ligue 1 23/24 estão em 3.20 amarelos e 0.33 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 2.58 amarelos e 0.12 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Daniele Orsato (Itália)

O italiano Orsato está de volta aos jogos de Euro. Nesta temporada, o árbitro apitou grandes jogos, inclusive País de Gales e Polônia na fase de Eliminatórias para Euro 2024. Nesta partida, o árbitro italiano apresentou 5 cartões amarelos e 1 vermelho.

Suas médias de cartões na Serie A 23/24 estão em 4.79 amarelos e 0.14 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.36 amarelos e 0.14 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Daniel Siebert (Alemanha)

Daniel Siebert irá participar da Eurocopa pela segunda vez em sua carreira. O árbitro alemão apitou diversos jogos de Liga dos Campeões nesta temporada, incluindo PSV e Lens, onde apresentou 11 cartões na partida.

Suas médias de cartões na Bundesliga 23/24 estão em 4.57 amarelos e 0.21 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.05 amarelos e 0.11 vermelhos.

Árbitros da Eurocopa: Danny Makkelie (Holanda)

O árbitro holandês, Danny Makkelie também irá participar da Eurocopa pela segunda vez na carreira. Na última Euro 2020, Makkelie apitou a semifinal entre Inglaterra e Dinamarca. Nesta temporada apitou jogos importantes, incluindo Bayern de Munique e Arsenal nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Suas médias de cartões na Eredivisie 23/24 estão em 2.82 amarelos e 0.18 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.14 amarelos e 0.14 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Facundo Tello (Argentina)

O argentino Facundo Tello é o único árbitro não europeu que faz parte do quadro de arbitragem desta Euro 2024. Representando a parceria entre UEFA e Conmebol, Tello é considerado um dos melhores juízes sulamericanos e esteve à frente de jogos importantes na última Copa do Mundo no Catar em 2022, como as quartas de final entre Marrocos e Portugal.

Suas médias de cartões na Copa da Liga Profissional 2024 estão em 5 amarelos e 0.1 vermelhos por partida. 

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 3.75 amarelos e 0.33 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Felix Zwayer (Alemanha)

O árbitro alemão Felix Zwayer irá apitar pela primeira vez em uma Eurocopa. Entretanto, Zwayer já tem uma certa experiência em jogos de alto nível, apitando vários jogos de Liga dos Campeões, como Celtic e Atlético de Madrid em partida pela na fase de grupos nesta temporada, no qual apresentou 9 cartões amarelos.

Suas médias de cartões na Bundesliga 23/24 estão em 4.12 amarelos e 0.06 vermelhos por partida. 

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 3.42 amarelos e 0.0 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: François Letexier (França)

Também em sua primeira participação em uma Eurocopa, o árbitro francês François Letexier apesar da pouca idade, 35 anos apenas, já é um juiz com certa experiência e respaldo no cenário europeu.

Na abertura da temporada 23/24, ele esteve no apito na Supercopa da Europa entre Manchester City e Sevilla, além de também ter apitado um dos jogos mais “pesados” de toda a temporada, entre Real Madrid e City nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Suas médias de cartões na Ligue 1 23/24 estão em 4.50 amarelos e 0.00 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4 amarelos e 0.50 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Glenn Nyberg (Suécia)

Outro estreante na competição, o árbitro sueco Glenn Nyberg esteve a frente de alguns jogos importantes, sendo o mais importante deles o duelo entre Arsenal e Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Suas médias de cartões na Allsvenskan 2024 (Liga Sueca) estão 3.75 amarelos e 0.50 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 2.8 amarelos e 0.00 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Halil Umut Meler (Turquia)

Halil Umut Meler também é outro estreante no torneio, será sua primeira participação em uma Eurocopa. Umut Meler é o grande nome na arbitragem turca, foi o responsável pelo apito no em um dos maiores clássicos da Turquia, entre Galatasaray e Besiktas, onde apresentou 9 cartões amarelos e 1 vermelho.

Suas médias de cartões na Super Lig 23/24 estão em 5.07 amarelos e 0.47 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 2.50 amarelos e 0.00 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Istvan Kovacs (Romênia)

Istvan Kovacs irá participar da sua segunda Eurocopa. O árbitro romeno já é conhecido no cenário europeu, inclusive apitou grandes jogos nesta temporada, como Barcelona e PSG nas quartas de final da Liga dos Campeões. Na ocasião, Kovacs apresentou 9 cartões amarelos e 1 vermelho.

Suas médias de cartões na Superliga 23/24 da Romênia estão em 5.65 amarelos e 0.18 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.25 amarelos e 0.19 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Ivan Kruzliak (Eslovaquia)

Outro estreante na Eurocopa, Kruzliak é um árbitro da Eslováquia que também esteve em jogos importantes nessa temporada, como Lille e Aston Villa, pelas quartas de final da Conference League. Nesta partida, ele apresentou incríveis 11 cartões amarelos, incluindo a prorrogação.

Suas médias de cartões na Niké Liga 23/24 (Liga da Eslováquia) estão em 3.94 amarelos e 0.11 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.08 amarelos e 0.17 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Jesús Gil Manzano (Espanha)

Jesús Gil Manzano é mais um da longa lista de estreantes em Eurocopas. O árbitro espanhol é visto com bastante prestígio dentro da LaLiga nesta temporada, inclusive foi o escolhido para apitar o superclássico entre Barcelona e Real Madrid.

Suas médias de cartões na LaLiga 23/24 estão em 4.81 amarelos e 0.13 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 3.18 amarelos e 0.45 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Marco Guida (Itália)

O italiano Marco Guida é mais um estreante na Eurocopa. Guida é um dos principais árbitros da Serie A e esteve à frente do dérbi entre Roma e Lazio, onde mostrou 8 cartões.

Suas médias de cartões na Serie A 23/24 estão em 4.13 amarelos e 0.06 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 2.88 amarelos e 0.11 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Michael Oliver (Inglaterra)

O árbitro inglês Michael Oliver está de volta à Euro nesta edição. Oliver é bastante experiente no cenário internacional, apitando jogos de alto nível e é um personagem que não traz boas lembranças entre os brasileiros, pois foi o juiz que esteve na eliminação do Brasil para a Croácia nas quartas de final da última Copa do Mundo, em 2022, no Catar.

Suas médias de cartões na Premier League estão em 3.82 amarelos e 0.23 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.55 amarelos e 0.17 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Sandro Scharer (Suíça)

O último da lista dos estreantes em Eurocopas, Sandro Scharer é um árbitro suiço que vem ganhando espaço para apitar grandes jogos e nesta temporada esteve no comando de Atalanta e Sporting em jogo válido pela fase de oitavas de finais da Liga Europa.

Suas médias de cartões na Super League 23/24 da Suíça estão em 4.90 amarelos e 0.29 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.70 amarelos e 0.20 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Slavko Vincic (Eslovênia)

Em sua segunda participação oficial em Eurocopas, o esloveno Slavko Vincic é um árbitro com bastante experiência internacional, esteve na última Euro 2020 e na Copa do Mundo de 2022.

Suas médias de cartões na Prva Liga 23/24 (Liga da Eslovênia) estão em 4.09 amarelos e 0.00 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 3.50 amarelos e 0.05 vermelhos por partida.

Árbitros da Eurocopa: Szymon Marciniak (Polônia)

O árbitro polones Szymon Marciniak esteve na Euro 2016, porém na última edição em 2020, acabou não sendo nome presente no quadro de arbitragem. Entretanto, nesta Euro 2024, Marciniak está de volta. O polones já é experiente no circuito e esteve na final do último Mundial de Clubes da FIFA entre Manchester City e Fluminense.

Suas médias de cartões na Ekstraklasa 23/24 (Liga Polonesa) estão em 3.96 amarelos e 0.04 vermelhos por partida.

Já em competições internacionais ao longo de sua carreira, suas médias estão em 4.70 amarelos e 0.13 vermelhos por partida.

VAR

O VAR foi usado pela primeira vez na Euro 16 e para a Euro 2024, a UEFA selecionou uma equipe com 24 árbitros de vídeo. Nesta equipe, estão incluídos árbitros de todos os continentes, Europa, América, Ásia e África. Dos nomes mais conhecidos, estão Stuart Atwell e David Coote, árbitros de vídeo da Premier League.